Busca
Vinheta
Enviado por Visitante em 16/09/12 ( 1278 leituras )

Nenhuma organização pública, privada e acadêmica pode pensar em  implantar um sistema de inovação, em se tornar mais competitiva e lucrativa, sem que, de fato, todos os seus colaboradores absorvam os conceitos de inovação e introgetem a real necessidade e motivação de fazer acontecer de forma diferente.

 

Atuando a vários anos com Empreendedorismo e Inovação, está mais do que claro para nós do IDEGE de que a forma de gerenciar a inovação dentro das organizações não apresenta muitas complicações, já que há no mercado uma série de ferramentas para este fim - algumas simples e outras nem tanto, algumas profundas e outras mais superficiais.

A cada mês, empresas brasileiras e estrangeiras lançam no mercado novas ferramentas para auxiliar no processo de Gestão de Inovação, que fornecem uma série de facilidades para diagnosticar como anda a organização em relação a inovações, métricas diversas, caixas de idéias e sugestões, sitema de premiação, etc.

No entanto, para nós o grande e maior desafio em qualquer empresa é alterar a sua cultura em relação a este grande desafio.

Inovação, sem sombra de dúvida, se faz com pessoas engajadas (Natura, Laboratórios Fleury, Algar, Google, Facebook, P&G, Shell, etc.), dispostas a pensar diferente, a olhar o mundo onde a empresa está inserida e vê-lo de forma diferente. Pessoas com liberdade e responsabilidade para pensar e tentar novos produtos e serviços, sem medos de represálias de possíveis falhas. Pelo contrário, cumprimentado pelas tentativas.

Estamos atuando com toda força em mudanças culturais de Indústrias, Comércios e Prestadoras de Serviços de várias partes do país, conseguindo excelentes resultados na maioria das vezes (porque nem sempre encontramos ambiente favoráveis para estas mudanças). Adoramos estas intervenções e, como sempre, nada melhor do que atuar no que se gosta.

Inovação já está bem aparelhada para qualquer tipo e tamanho de empresa. A primeira e principal  intervenção deve ser feita nas cabeças das pessoas. Feito isso, os demais ações ficam mais fáceis.

Assuntos coligados: co-criação, design thinking, business model generation, prototipagem de novas idéias e intra-empreendedorismo. 


Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Rua Piauí, 1499 conj. 05 e 06 – Bairro Funcionários - CEP: 30150-321- Belo Horizonte – MG
Telefones: (31) 3225-6104 / 3227-7780
Entrar | Créditos